Esmarn lança curso de judicialização dos Sistemas de Saúde

A Escola da Magistratura do RN (Esmarn) está com inscrições abertas até o dia 18 de fevereiro para o curso “Judicialização dos Sistemas de Saúde: Causas, Limites e Soluções”, voltado para os magistrados que necessitam aprofundar o conhecimento prático e teórico nas questões do direito fundamental à saúde. As inscrições podem ser feitas via Hermes (Esmarn).

O curso acontecerá nos dias 7 e 8 de março, com carga horária de 20 horas aula, e será ministrado pelo juiz federal do Rio de Janeiro, Ricardo Perlingeiro, mestre e doutor em Direito, autor de publicações sobre direito público e internacional.

O conteúdo busca tratar discussões sobre possíveis estratégias, ações e dificuldades das instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Judiciário frente às demandas judiciais nessa área. Também serão analisadas questões relacionadas ao fornecimento de medicamentos e a concessão de novos tratamentos, inclusive quanto ao bloqueio de verbas da Fazenda Pública como meio de efetivar tais medidas.

A escolha do tema Judicialização da Saúde para abrir o cronograma de cursos em 2013 se deu em virtude da crescente participação do Judiciário na fiscalização de eventuais violações por parte do estado na atenção à saúde.

O curso faz parte do programa de capacitação dos magistrados, coordenado pela juíza Keity Mara Ferreira, e pretende promover o aperfeiçoamento contínuo dos operadores do direito em torno de relevantes temas a função jurisdicional, atendendo à nova filosofia da Esmarn e ainda à resolução nº 31 da Enfam, bem como a recomendação nº 36 do CNJ.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200