Núcleo de projetos do TJRN ultrapassa metas

O Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais (NPPS), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, divulgou, neste mês, um relatório sobre as estatísticas obtidas com as ações realizadas no último biênio.

O Núcleo, cuja sede se localiza na Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), no bairro de Candelária, em Natal, é formado por servidores e magistrados do Poder Judiciário potiguar que realizam atividades além de suas funções, tais como ações socioambientais, com funcionamento desde 2009, por meio da Resolução 039.

O relatório traz, além de outros números, o registro do que foi feito nos últimos dois anos, período em que foi dado continuidade aos projetos realizados em gestões anteriores, tais como o Justiça na Praça e o Justiça e Escola, os quais contribuem diretamente para o alcance de alguns indicadores, como a ampliação do acesso à justiça, fortalecimento de parcerias e disseminação de valores éticos e morais.

No que se refere, por exemplo, ao número de pessoas beneficiadas com os projetos sociais, o balanço registrou mais de 220 mil pessoas, no período de janeiro a agosto de 2012, o que atende ao Indicador nº 19 do Conselho Nacional de Justiça. A meta inicial era atender a 68 mil pessoas.

No mesmo período, o índice de parcerias estratégicas, com outros órgãos e instituições, também superou a meta que era de 42%, mas atingiu o dobro, 84,21% de apoio às ações coordenadas pelo Núcleo. Algumas destas parcerias se deram com a Defensoria Pública e a Câmara Municipal de Natal, quando em outubro de 2011 foi realizado o projeto 'Pai Presente', para uma ação de reconhecimento de paternidade. A iniciativa obteve o reconhecimento para 600 crianças que viviam esta realidade.

Ao todo, no último biênio, foram mais de 197 mil pessoas atendidas nas ações do NPPS, que realizou mais de 4 mil conciliações e quase 350 mil pessoas que circularam pelos eventos.

Atendimento ao público


Segunda a quinta: 08h - 15h (15h às 18h apenas para medidas de urgência)
Sexta-feira: 07h - 14h



Feriados 2019


Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200