Projeto Desenvolver comemora números do biênio

A equipe que integra o 'Projeto Desenvolver' apresentou um relatório, nesta terceira semana de janeiro, que registra os números obtidos com a capacitação de servidores, nos últimos dois anos. A conclusão, de acordo com o documento, foi positiva, já que a maioria dos índices programados superaram o percentual esperado.

Considerando, por exemplo, a meta de capacitar 60% dos servidores até o ano de 2014 em competências estratégicas, foi atingido, no final do biênio 2011/2012, o número de 1.585 servidores capacitados, o que representa, dois anos antes, um índice de 52%.

Percentual que indica, segundo o relatório, um alcance da meta prevista para o biênio que seria de 50% conforme o indicador 12 do Planejamento Estratégico do Judiciário do Rio Grande do Norte (PEJ-RN).

Uma outra estatística registra o cumprimento, ainda em 2011, da Meta 5 do Conselho Nacional de Justiça, que determinou a implantação de métodos de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.

O documento também apontou um crescimento considerável no que se refere à participação de servidores. Item que fica mais expressivo quando se compara o último biênio com os dois primeiros anos do programa. Enquanto em 2003 foram apenas 83 participantes e 455 em 2004, esse número saltou para 3.450 servidores só em 2011. Em 2012, houve uma redução, mas que ainda ficou na casa dos mais de 1.100 servidores que participaram dos cursos.

No último biênio, o programa, sob a coordenação da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, também criou Manuais de Procedimentos, aprovados pelo Pleno do Tribunal de Justiça do RN, conforme Resolução nº 094/2010 de 17 de dezembro de 2010. Ao Programa Desenvolver, responsável pela formação de cursos e aperfeiçoamento, coube disseminar o conhecimento aos servidores.

 

Cursos

Em relação ao tema Aprendizagem e Inovação do Planejamento Estratégico do Judiciário, o Programa Desenvolver realizou cursos em áreas estratégicas, tais como Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão da Informação e Gestão de Processos de Trabalho.

Os cursos são ofertados a partir de um levantamento de necessidades de treinamento (LNT) junto aos servidores, onde são identificadas as demandas de treinamento, consistindo em pesquisa que identifica o que os servidores precisam e devem aprender, quais habilidades desenvolver e comportamentos finais na realização de suas atividades.

O Programa Desenvolver foi instituído pela Resolução Nº 33 do TJRN, de 17 de maio de 2010, com as atribuições de planejar, organizar, supervisionar, executar, orientar e avaliar treinamentos, cursos, seminários e outras ações de educação corporativa direcionadas aos servidores do Poder Judiciário, integrando e adequando as capacitações aos objetivos e metas institucionais.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200