Selo digital: Corregedoria apresenta aos cartórios funcionalidades de nova versão de sistema gerador

A Corregedoria Geral de Justiça realizou na tarde desta segunda-feira (8) mais uma reunião virtual com representantes de cartórios do Rio Grande do Norte com o objetivo de apresentar as funcionalidades e esclarecer dúvidas sobre a nova versão do sistema SIEX. Fornecido pelo Tribunal de Justiça aos cartórios, o sistema para a emissão do selo digital é uma tecnologia que permite autenticar e rastrear os documentos emitidos pelas serventias extrajudiciais a partir do uso de QR Code.

Com pouco mais de um ano de implantação, o Selo Digital é uma das inovações da gestão do desembargador Amaury Moura à frente da CGJ e tem como objetivo aprimorar os serviços extrajudiciais que já contabilizava, em 16 de maio passado, a geração de 3,36 milhões de selos, disponibilizados gratuitamente para os cartórios, os quais haviam utilizado 2.185.430 até aquela data.

Na apresentação da versão 2.0 do SIEX, foram expostas algumas inconsistências encontradas na alimentação das informações dos selos pelas serventias e a Corregedoria sugeriu procedimento para que cada cartório possa melhorar o controle das informações de que dispõe e as que se disponibiliza no site da Corregedoria, ferramenta utilizada pela população para consultas e comprovações. A CGJ ressalta que se faz necessário a precisão das informações fornecidas pelas serventias, o que trará mais confiabilidade e transparência das informações para o usuário.

Além do treinamento virtual, o corregedor geral de Justiça e a Secretaria de Tecnologia da Informação do TJRN estão ampliando o número de usuários dos Oficios que poderão ter acesso ao SIEX. Cada cartório poderá cadastrar mais uma pessoa que estará apta a fornecer informações e colaborar com uma melhor comunicação institucional, seja por meio da Central de Atendimento de Serviços Tecnológicos, por malote digital, ou pelo próprio SIEX.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200