Mês Tecnológico: workshop vai ensinar uso de linguagem aplicada na inteligência artificial

A Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic) do Tribunal de Justiça do RN, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça, promove nos dias 16 e 17 de junho o “Seminário R”, um curso introdutório sobre a linguagem R, uma das mais utilizadas atualmente no campo da inteligência artificial ao lado da Python, com aplicação para machine learning e deep learning. O workshop é uma das atividades da Setic para a edição deste ano do Mês Tecnológico e será ministrado por videoconferência.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

O secretário Gerânio Gomes destaca que o evento é gratuito e aberto para o público externo, tendo como público-alvo os servidores e magistrados da Justiça Estadual, não apenas da área de tecnologia. O curso vai mostrar como a linguagem R pode ser aplicada pelo Poder Judiciário na prática para a criação de estatísticas e análise de dados. “O aprendizado vai se voltar diretamente para realizar as estatísticas necessárias. Por exemplo, para fazer a estatística de produtividade dos servidores de alguma secretaria, ou para fazer a estatística de algum comportamento dos dados judiciais da Secretaria Judiciária do Tribunal”.

Gerânio explica que a linguagem R foi desenvolvida por estatísticos, em código aberto e que assim qualquer pessoa no mundo pode incrementar as suas bibliotecas. Ela também é gratuita. “É uma linguagem que só vem crescendo e que tem despertado o interesse em profissionais das mais diversas áreas”. O secretário cita seu uso por áreas como a Engenharia, Ciências da Computação, Estatística e Ciência de Dados.

Etapas do curso

A servidora Karine Symonir, coordenadora administrativa da Corregedoria, vai atuar como mediadora do evento e afirma que a ideia é promover um curso básico, de curta duração, para pessoas que nunca tiveram contato com a ferramenta e a partir daí ensinar aplicações para o uso no cotidiano do Poder Judiciário. Os participantes podem escolher em quais módulos participar.

No primeiro dia, o participante vai aprender diretrizes sobre o uso de estatísticas básicas para elaboração de gráficos e tabelas, importando dados externos ou construindo dentro da própria aplicação.

No segundo dia, em uma etapa intermediária, vai aprender a usar a linguagem R para fazer uma análise espacial, por meio da cartografia. “Eu posso pegar a malha de um desenho do estado do Rio Grande do Norte e fazer a plotagem no mapa de pontos, onde cada um desses pontos seria a representação de uma unidade judiciária. Vamos ensinar como fazer isso, tanto para ter uma visão espacial por ponto ou também como um mapa de calor”, aponta Karine.

Por fim, o participante também vai aprender como desenvolver uma aplicação web usando a linguagem R. “Como criar um formulário, como criar uma aplicação onde o usuário pode simular, por exemplo, qual será minha taxa de congestionamento se eu aumentar meu número de sentenças”, cita a servidora.

 

Confira a programação do workshop:

16/06, 9h às 12h - Introdução ao R (DPLYR e GGPLOT2): como baixar, ler arquivos e criar tabelas/gráficos e medidas

Adryan Fernandes - Graduando em Estatística na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Técnico em Eletrotécnica formado pela escola Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). Experiência na área de Jurimetria e Ciências Atuariais.

17/06, 9h às 10h30 - Construindo mapas de calor baseado na Jurimetria

Renata Grigório dos Anjos - Graduada em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (2008), é mestre em Modelos de Decisão e Saúde (2011) e doutora em Biologia Aplicada à Saúde (2016). Possui ainda especialização em Business Inteligence e BigData (2017) e Gestão de Projetos (2019). Tem experiência na área de Estatística Aplicada atuando principalmente em projetos nas áreas de Epidemiologia, Estatística Espacial e Jurimetria. Atualmente exerce a função de Gerente de Pesquisas Estatísticas no Tribunal de Justiça da Paraíba.

17/06, 10h30 às 12h - Aplicações Web no R: uma visão introdutória sobre a biblioteca SHINY

Patrick Reinecke - Graduado em Engenharia da Computação, Mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em Administração, atualmente consultor associado de análise de dados e BI na Atle Consultoria.

O workshop terá a mediação da servidora Karine Symonir, coordenadora administrativa da Corregedoria Geral de Justiça do RN, professora universitária e consultora na área de gestão estratégica, data science. Ela é Graduada em Estatística, Mestre em Demografia e Doutoranda em Educação. Tem experiência na área de Estatística Aplicada atuando principalmente em projetos nas áreas de Epidemiologia, Estatística e Jurimetria.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200