Conectando afetos: com psicóloga Lídia Weber, 6ª Semana Estadual da Adoção tem sua 1ª palestra virtual

Na noite dessa quinta-feira (21), aconteceu a primeira palestra virtual da 6ª Semana Estadual da Adoção. Com o tema “Adotar com carinho”, a doutora em Psicologia Lídia Weber falou sobre família, vínculos e o ato de adotar, entre outras questões. O evento é realização da Coordenadoria da Infância e Juventude do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, com apoio do Projeto Acalanto Natal e de uma série de instituições relacionadas com a adoção.

Lídia Weber pontuou a importância da realização de eventos deste tipo, apesar da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). "É muito importante estarmos participando por esses meios digitais, falando de coisas positivas", comentou a palestrante. A exposição foi feita por meio da plataforma Cisco Webex Meetings, ferramenta de videoconferência disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça durante a pandemia.

"É importante conhecer todos os aspectos de uma adoção, como a preparação, como o pós-adoção, como lidar com sociedade. Adoção é linda e cheia de afeto, mas é preciso se preparar e refletir sobre todo o processo. A parentalidade é sempre complexa, seja ela biológica ou por adoção", explicou.

A psicóloga, que também é professora sênior da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e autora/organizadora de 15 livros, entre eles “Adote com Carinho” e “Eduque com Carinho”, iniciou a palestra falando sobre a complexidade do conceito de família, ressaltando que “o vínculo afetivo é o que nos torna humanos”.

Então seguiu explicando sobre a adoção através dos tempos, desde a Antiguidade, e por diferentes países e culturas no mundo. Vindo para a realidade brasileira, ela discorreu a respeito da história da adoção no país. Além disso, divulgou dados sobre devoluções e sobre particularidades das famílias por adoção.

Os participantes podiam participar através do chat disponibilizado pela plataforma, assim muitos pretendentes à adoção puderam tirar dúvidas e entender mais sobre mitos e verdades sobre o ato de adotar, sobre a relação entre pais e filhos e adaptação.

Adoções necessárias

Na próxima quarta-feira (27), às 19h, o coordenador do Observatório Nacional da Adoção, procurador de Justiça do MP do Rio de Janeiro, Sávio Bittencourt, abordará o tema “Parentalidade nas adoções necessárias”.

A palestra será realizada por meio da aplataforma de videoconferências Cisco Webex Meetings e é necessária a inscrição prévia para receber por e-mail o link para participar da reunião. A inscrição deve ser feita em http://bit.ly/semanadaadocao.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200