Conectando afetos: 6ª Semana Estadual da Adoção começa neste domingo (17) com série de atividades virtuais

Em seis anos, a percepção a respeito da adoção no Rio Grande do Norte começou a mudar. Há mais procura por grupos de irmãos, crianças com mais idade e de características diferentes. E isso não é fruto do acaso. Deve-se muito às ações da Coordenadoria da Infância e Juventude do Poder Judiciário potiguar - a CEIJ/RN, que de 17 a 29 de maio realiza a 6ª Semana Estadual da Adoção. Com uma característica diferente dos anos anteriores. Desta vez, a programação (vide abaixo) será desenvolvida com palestras, depoimentos e lives pela internet, devido à pandemia da Covid-19. O que se traduz no tema central desta edição: “Olha Pra Mim - conectando afetos”.

“O tema da adoção tem de aparecer para a discussão em sociedade, apesar deste momento atípico em que vivemos”, ressalta o juiz coordenador da CEIJ, José Dantas de Paiva, que juntamente com sua equipe de assessores e entidades parceiras, como a organização não governamental Projeto Acalanto Natal, organiza mais esta edição do evento.

Para o magistrado, mesmo com a pandemia, existem crianças aguardando uma família, um lar para morar e por isso, as pessoas não podem sofrer prejuízos maiores do que aqueles que já estão lidando durante esta situação de emergência sanitária. “A Justiça não parou e continuará realizando ações para enfrentar a questão da adoção”, reforça José Dantas de Paiva ao lembrar que no RN são mais de 300 pretendentes aptos a adotar. Menos de 50 crianças estão prontas para ser adotadas.

“A Semana acontece porque vale a pena, uma rede de instituições como Ministério Público, Defensoria e da área da saúde, estadual e municipais, se engajam nesta ação”, observa o juiz com décadas de experiência no tema. Ele lembra que o evento, dividido em vários momentos, contará com a psicóloga Lídia Weber, de São Paulo, e com o coordenador do Observatório Nacional da Adoção, procurador do MP do Rio de Janeiro, Sávio Bittencourt. Os dois são autores de livros sobre o assunto e enriquecerão os trabalhos do evento, com discussões aprofundadas e uma visão abrangente sobre esta questão tão relevante para crianças e suas famílias.


Programação da 6ª Semana Estadual da Adoção - 2020

Tema Central: Olha Pra Mim - conectando afetos

Realização: Tribunal de Justiça, CEIJ/RN, 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Natal, Projeto Acalanto Natal.


Domingo, 17 de maio

Manhã: Papo em Família
Momento de discussão sobre: Atitude Adotiva. Ambiente virtual Zoom, sob a responsabilidade do Projeto Acalanto. Moderadores: Marcelo Cristo e Marília Vale.

Segunda, 18 de maio

Abertura Oficial - Vídeo com a participação do juiz José Dantas de Paiva convocando entidades ligadas ao tema e a sociedade para a VI Semana Estadual da Adoção.

Terça, 19 de maio

18h30- Depoimento de uma família adotiva com foco no momento anterior à adoção. Ambiente virtual Instagram (LIVE), no perfil acalantonatal. Moderador: Projeto Acalanto. Apresentador: Família Madson e Aretusa.


Quinta, 21 de maio

19h - Palestra: “Adote com Carinho” - direcionada para profissionais e comunidade em geral. Ambiente virtual Cisco Webex Meetings. Moderador: juiz José Dantas de Paiva e Ana Andréa Maux. Apresentadora: Lídia Weber.

Sexta, 22 de maio

18h30 - Depoimento de uma família adotiva com foco no pós-adoção: expectativas x realidade. Ambiente virtual Instagram (LIVE), no perfil acalantonatal. Moderador: Projeto Acalanto. Apresentador: Família Valter e Marci.

Dias 23, 24 e 25

ENAPA

Terça, 26 de maio

20h- Bate papo virtual “Gestando Emoções”
Discussão e sensibilização da comunidade sobre a temática. Ambiente virtual Instagram (LIVE), no perfil acalantonatal. Moderadora: Débora Sampaio - Projeto Acalanto. Apresentadora: Micheline Marinheiro (CEIJ/RN).

Quarta, 27 de maio

16h - Depoimento de uma família adotiva com foco em adoções necessárias. Ambiente virtual Instagram (LIVE), no perfil acalantonatal. Moderador: Projeto Acalanto. Apresentador: Família Alexandre e Paulo.

19h - Palestra: Parentalidade nas adoções necessárias
Direcionada para profissionais e comunidade em geral. Ambiente virtual Cisco Webex Meetings. Moderador: juiz José Dantas de Paiva e Micheline Marinheiro. Apresentador: Sávio Bittencourt.


De 25 a 29 de maio, a Semana terá momentos de discussão e sensibilização sobre a temática com foco na tipificação do acolhimento e os desafios frente à pandemia, conduzidos pela CEIJ/RN, no IGTV, com a participação de representantes das Equipes Técnicas das Unidades de Acolhimento de Natal e representante das Aldeias Infantis em Natal. 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200