ADJ: projeto de auxílio remoto contribui para produtividade dos Juizados Especiais do RN

Criado para apoiar gabinetes e secretarias de unidades dos Juizados Especiais do Rio Grande do Norte e agilizar o julgamento de processos, o Projeto de Auxílio ao Desempenho Jurisdicional (ADJ) finalizou o ano de 2019 com quase 2 mil minutas de sentenças produzidas e mais de 19 mil movimentações processuais realizadas, tendo como foco em 2019 a atuação junto a unidades do interior do estado.

O diferencial é que o apoio é feito remotamente, através do Processo Judicial Eletrônico, dispensando o deslocamento das equipes até o interior. Servidores e estagiários participantes do projetos trabalham sediados no Complexo Judiciário, em Natal.

Atualmente o ADJ é subdividido em duas equipes, a de Apoio ao Desempenho de Gabinete (ADG) e a de Apoio ao Desempenho a Secretaria (ADS). O ADG é voltado para atuar como uma força auxiliar na elaboração de minutas de votos, sentenças, decisões e despachos, enquanto a missão do ADS é atuar como uma força auxiliar no cumprimento de atos de secretaria e, se necessário, também capacitar servidores das unidades para melhor execução de suas tarefas.

No ano passado, a equipe de Apoio ao Desempenho de Gabinete produziu a minuta de 1.964 sentenças, 162 decisões e 576 despachos, atuando junto às comarcas de Patu, Parnamirim, Angicos, Tangará, São Miguel, Santo Antônio, Canguaretama, Lajes, São José de Mipibu, Goianinha, Luís Gomes, Ipanguaçu, Apodi, Baraúna, Assú, Almino Afonso e ainda ao 11º Juizado Cível de Natal.

Já a equipe do Apoio ao Desempenho a Secretaria realizou 19.320 movimentações processuais, ajudando a impulsionar os processos para que estes cheguem mais rapidamente aos gabinetes para julgamento. Foram atendidos os Juizados Especiais de Santo Antônio, Canguaretama, Extremoz, São José do Campestre, Baraúna, Pau dos Ferros, 4º Juizado de Mossoró e os seis Juizados da Fazenda Pública de Natal.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200