Tudo em um só lugar: novo sistema de gestão, SIGAJUS começa a operar dia 16 de janeiro

O ano de 2020 inicia com mudanças na tramitação de processos administrativos do Poder Judiciário potiguar. A novidade é o Sistema Integrado de Gestão Administrativa da Justiça (SIGAJUS), plataforma que será responsável por conglomerar ferramentas para realização das principais atividades de fluxos administrativos no âmbito da Justiça Estadual.

O SIGAJUS substituirá os sistemas Hermes (malote digital local), Processo Administrativo Virtual (PAV) e Protocolo JUS (P-Jus) e entrará em funcionamento na próxima quinta-feira, 16 de janeiro, com uso obrigatório. Será utilizado para a produção, registro, autuação, tramitação, consulta, envio e recebimento de documentos e processos administrativos.

Fruto de um convênio entre o Tribunal de Justiça e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o SIGAJUS vai racionalizar, simplificar e aperfeiçoar a rotina procedimental dos expedientes internos do Tribunal de Justiça, da Corregedoria Geral de Justiça, da Escola da Magistratura e demais unidades do 1° grau, de modo a proporcionar uniformidade e maior rapidez na tramitação dos procedimentos internos.

A plataforma tem origem no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), desenvolvido pela UFRN e utilizado na rotina administrativa da instituição universitária. Na versão adaptada para as necessidades do Poder Judiciário, o sistema é composto por diversos módulos, os principais são Almoxarifado, Auditoria e Controle Interno, Catálogo de Materiais, Compras/Licitações, Contratos, Projetos/Convênios, Faturas, Infraestrutura, Liquidação de Despesas, Orçamento, Patrimônio Móvel, Patrimônio Imóvel, Protocolo, Restaurante, Sistema de Registros de Preços (SRP) e Transporte.

Nos últimos meses diversos testes foram realizados, além de formações com servidores que utilizarão o sistema diariamente. Vídeos tutoriais, que estão disponíveis na Intranet na aba Ferramentas/Sistemas, têm auxiliado na interiorização das instruções para os servidores lotados fora da capital.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200