3ª Vara de Assú cumpre metas do CNJ para o ano de 2019

A 3ª Vara da comarca de Assú alcançou o cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça para o ano de 2019. Com o julgamento de um processo nesta terça-feira (10), a unidade cumpriu o último objetivo, a Meta 4.

Para o juiz Marivaldo Dantas, titular da unidade, os resultados desse ano são consequência do trabalho de gestão que vem sendo desenvolvido na vara. Ele relata que os servidores inseriram em sua rotina a consulta aos relatórios gerenciais e a priorização dos processos das metas, de forma que foi dada prioridade a instrução desses feitos. “Procuramos, também, processos que estavam em mais de uma meta, de modo que o mesmo julgamento contribuísse para ambas”, explica. Outra iniciativa foi o envio do maior número possível de processos para julgamento pelos membros do Grupo de Apoio às Metas do CNJ.

O juiz destacou ainda a colaboração do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública e dos advogados na agilização de seus atos, de modo a possibilitar o julgamento dos processos.

Sobre a meta de julgar processos mais antigos, o magistrado ressaltou uma dificuldade enfrentada para o cumprimento. “Há muitos processos de inventário em que as partes não movimentam o feito, apesar de terem sido sucessivamente removidos inventariantes e nomeados outros. Há uma clara inércia dos interessados”, ressalta Marivaldo Dantas.

Resultados

A unidade alcançou o percentual de 161,26% no cumprimento da Meta 1, que visa o julgamento de mais processos que os distribuídos no mesmo ano. Já no objetivo de julgar processos mais antigos (Meta 2), o cumprimento foi de 112,91%.

Em relação ao julgamento de crimes contra a administração pública e casos de improbidade administrativa (Meta 4) o cumprimento foi de 100%.

Já na Meta 6, para priorizar o julgamento das ações coletivas, o cumprimento é de 145,83%. Em relação ao julgamento de casos de feminicídio (Meta 8), o cumprimento chegou a 200%.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200