Comarcas de Acari e de Parelhas comemoram cumprimento de metas do CNJ

Mais duas comarcas da região do Seridó potiguar comemoraram o cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alcançando desempenho acima de 100% em todos os objetivos: as Varas Únicas de Acari e de Parelhas.

Em Parelhas, os magistrados Adriano da Silva Araújo e Janaina Lobo Maia e os servidores da unidade comemoraram o cumprimento das cinco metas estabelecidas para a Justiça Estadual. Para os juízes, o estabelecimento de metas é importante, pois serve de combustível para aprimorar a prestação jurisdicional e levar uma justiça mais próxima e célere para o cidadão.

Para o juiz titular da comarca de Acari, Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, “as metas estabelecidas pelo CNJ possuem, sim, razões que justificam a sua existência, orientando a atuação do Poder Judiciário em direção àquilo que deve ser considerado prioritário. Por outro lado, a satisfação maior da nossa equipe, para além do atingimento de números e metas, é enxergar concretamente a entrega de uma resposta jurisdicional mais satisfatória e eficiente à sociedade”.

Outro destaque em Acari é que a comarca zerou todos os processos conclusos há mais de 100 dias e agora adotou a meta de zerar processos conclusos há mais de 60 dias, perseguindo assim a sistemática do gabinete zero.

Parciais

Em relação à meta de julgar mais processos que os distribuídos no mesmo ano (Meta 1), a comarca de Acari alcançou o percentual de 159,52%, enquanto a comarca de Parelhas alcançou 115,36% da meta cumprida.

Já no objetivo de julgar processos mais antigos (Meta 2), em Acari o cumprimento é de 114,10% (e de 109,31% em relação aos processos de competência dos Juizados Especiais), enquanto a comarca de Parelhas registrou percentual de 120,54%.

Na Meta 4, de priorizar o julgamento de crimes contra a administração pública e casos de improbidade administrativa, o percentual chegou a 134,45% na comarca de Parelhas e a 111,11% na comarca de Acari.

Em relação a priorizar o julgamento das ações coletivas (Meta 6) o cumprimento é de 138,89% pela comarca de Acari e de 126,26% pela comarca de Parelhas.

Em relação ao julgamento de processos envolvendo a violência contra a mulher (Meta 8), o cumprimento é de 123,08% pela comarca de Acari e de 118,75% em Parelhas.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200