Residentes judiciais participam de treinamento para o uso do PJe

Alunos do Programa de Residência Judicial (turma 2019/2020) participaram, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, de treinamento no Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), com as servidoras da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic), Janete Medeiros e Emanuelle Fernandes.

O curso tem como objetivo preparar os residentes, que estão saindo do módulo R1 para o módulo R2 (prático), para o uso do software na elaboração dos atos processuais, “O treinamento abordou as tarefas de assessoria, onde eles aprenderam a lidar com minutas, decisão de sentenças”, explicou a instrutora Janete Medeiros.

As docentes explicam que o treinamento apresenta as realidades de todos os componentes que fazem parte da tramitação do processo, como uso dos perfis de chefe e ajuizamento de um processo por um advogado, para que possam entender todos os comandos. A instrutora Emanuelle Fernandes, destaca a grande interação da turma e a facilidade dos alunos no domínio da ferramenta “Boa parte já atua na advocacia e conhece o sistema. Além disso, o acesso mais cedo às tecnologias e ao volume de informação, torna o novo mais fácil e, consequentemente, o aprendizado e manuseio das ferramentas digitais mais simples".

A residente Riane Guimarães, avalia a Residência Judicial como uma das melhores pós-graduações do Estado nessa área, ao proporcionar um vasto conhecimento sobre várias matérias do direito e relata sobre a importância do curso Pje, “A maioria só tem a experiência enquanto advogado, e ter uma ideia de como é a interface, como o sistema do Pje funciona, os mecanismos e o que nos permite executar no dia a dia dentro das atividades da vara judicial, é um rico aprendizado” .

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200