Esmarn realiza curso de Redação Oficial

O Manual de Redação Oficial da Presidência da República, responsável por nortear a comunicação dos textos oficiais, teve nova publicação em 2018. A partir disto, o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte realizou, nesta segunda-feira (21), o curso “Redação oficial – aspectos gramaticais e
produção de texto: atos de secretaria”, na sede da Esmarn.

A capacitação é voltada para servidores envolvidos na elaboração dos atos de Secretaria e tem o objetivo de apresentar as novas regras da redação oficial, revisar a gramática da língua portuguesa e exercitar a construção de textos.

De acordo com a docente do curso, Nouraide Queiroz, assessora técnica de editoração do Ministério Público, a formação visa a padronizar a escrita relacionada aos textos oficiais, o que trará impacto positivo no dia a dia dos servidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). “É uma estrutura utilizada para padronizar e uniformizar as comunicações oriundas do poder público, saindo do formato pessoal de elaboração de textos para um tratamento unificado dos documentos o que irá primar pela impessoalidade, publicidade e linguagem padrão culta”, explicou. A formadora destacou, ainda, a relevância do curso no sentido de tornar documentos compreensíveis por parte da população geral, além de agregar credibilidade e identidade aos atos da administração pública.

Segundo o servidor Raphael Uchôa, do Núcleo de Contratos e Licitações da Presidência do Tribunal de Justiça, a qualificação trará diversos benefícios que alcançarão as varas e os juizados, além das áreas administrativas do Tribunal de Justiça. “Serão facilitadas a linguagem e a comunicação do Poder Judiciário. Com a escrita e a padronização, o acesso ao público ganhará melhorias, além de facilitar a comunicação interna, com servidores e magistrados”, completou.
 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200