Semana Lixo Zero: Copegam promove ações de conscientização e descarte correto de resíduos

A Coordenadoria Permanente de Gestão Ambiental (Copegam) do Tribunal de Justiça está promovendo uma série de atividades em alusão à Semana Lixo Zero, com o objetivo de refletir sobre um consumo consciente e um descarte correto dos resíduos produzidos pela atividade humana.

De acordo com o conceito de lixo zero, os resíduos não devem ser tratados como lixo, pois possuem potencial para serem reutilizados, reciclados e compostados.

A juíza Fátima Soares, coordenadora da Copegam, ressalta que os eventos visam estimular que o Poder Público reflita sobre o consumo e descarte correto de resíduos, bem como para que se desenvolva atividades e conhecimentos para a conscientização do descarte correto de resíduos sólidos produzidos nas diversas instituições públicas.

Ações

Nesta quinta-feira (24), a partir das 15h, a Copegam vai participar da celebração conjunta do Dia do Servidor Público que reunirá trabalhadores das Justiças Estadual, Federal, Trabalhista e Eleitoral na Rua Dr. Lauro Pinto, em Lagoa Nova (em frente a sede da JFRN).

A Copegam fará a demonstração de boas práticas sustentáveis do TJRN, através da coleta seletiva já implantada em várias unidades, e o incentivo ao uso da caneca ecológica pelos servidores, visando reduzir o consumo de copos descartáveis. Quem visitar o estande poderá conhecer o cálculo da pegada ecológica (experiência que contabiliza o consumo de recursos naturais para manter o estilo de vida).

Durante o evento, a Copegam fará o recebimento de resíduos eletrônicos inservíveis: celulares, TVs, DVD players, computadores, notebooks, lâmpadas eletrônicas e pilhas, dentre outros. Após, o material recolhido será encaminhado para empresa que trabalha com a descontaminação deste resíduo tóxico.

O encerramento da Semana Lixo Zero se dará com um workshop sobre a temática, que será realizado na sexta-feira (25), às 9h, no auditório do Complexo Judiciário, em Potilândia, com a participação de palestrantes da Copegam, da Secretaria Geral do TJRN, da Cooperativa Coocamar e de parceiros da Coordenadoria.

No último sábado (19), a Copegam promoveu a I Ação Cultural e Socioambiental, na Praça do Complexo Judiciário, com um enfoque na sustentabilidade, contato com a natureza e qualidade de vida, além da realização de 70 mamografias, apresentações culturais, além de feirinha de orgânicos, de artesanato de recicláveis, de sabão ecológico e vassouras de garrafas pet.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200