NUPEMEC abre inscrições para curso de preparação de prepostos de empresas em processos de mediação

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal Potiguar realiza, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, o curso de capacitação para prepostos de empresas parceiras da conciliação. A atividade precede a programação da XIV Semana Nacional de Conciliação, que ambiciona dar impulso à prática da resolução de conflitos por intermédio do profissional mediador.

O público-alvo do curso é formado por prepostos e advogados de empresas.

O curso pretende trabalhar a formação dos prepostos, indicados por empresas parceiras, para atuação na dinâmica de mediação e conciliação de conflitos no TJRN.  O conteúdo programático estimula os participantes a serem capazes de fazer uso eficiente do instituto da conciliação, contribuindo para a utilização adequada desta técnica autocompositiva em todos os seus aspectos, sejam eles processuais, de tempo, de consumo ou humano. 

A ação também integra o empenho feito para a manutenção da Meta 3 do CNJ, que almeja o aumento dos casos solucionados por meio da conciliação. A formação em questão planeja que os discentes, ao fim da carga horária, sejam capazes de perceber a autocomposição como política institucional no âmbito da Justiça estadual e que, durante as futuras atuações, empreguem tom positivo às negociações disseminando a cultura da conciliação.

As atividades acontecerão na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, no horário das 18h às 21h40, e serão instruídas pelas servidoras Myrna Petrovich, coordenadora administrativa do NUPEMEC, e Elanne Canuto, assessora do 3º Juizado da Violência Doméstica de Natal.

A mediação é um dos principais caminhos, no Judiciário e na sociedade, para a resolução de conflitos.

Prática aprovada

O conhecimento sobre os benefícios da mediação amplia a visão dos propostos sobre a prática de resolução de conflitos. Exemplo disso foi o que aconteceu com Jacinto Souza, Gerente de Negócios e Atendimento do Banco do Nordeste, premiado no programa "Sua Voz, Sua Vez", que seleciona ideias inovadoras, fazendo uso da inteligência coletiva e a criatividade, para a alavancagem do desempenho da instituição financeira em questão.

O servidor considera que os conhecimentos adquiridos durante o II Curso de noções básicas de conciliação, do qual participou em março do ano passado, provocaram “um despertar para os meios alternativos de Mediação de Conflitos através da Autocomposição”

Em 35 anos de trabalhos prestados ao Banco do Nordeste, o gerente frequentemente era escalado para participar de conciliações nos conflitos envolvendo a instituição: “tinha uma visão distorcida do processo, nunca antes tentando conciliar, até mesmo pela orientação de não fazê-lo. O curso abriu minha mente, despertando para tentar resolver o litígio na fase inicial, inclusive, procurando normas internas que contemplavam valores destinados a este fim”, declarou Jacinto Souza.

INSCRIÇÕES

O período de inscrições no curso preparatório para Prepostos e Advogados de empresas será de 14 à 18 deste mês. A confirmação da inscrição será enviada até dia 21 de outubro para o e-mail informado no cadastro e, para o recebimento do certificado, é necessário cumprimento de toda a carga horária do curso.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas aqui

 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200