I Encontro Regional Esmarn Alto Oeste debate violações sofridas por crianças e adolescentes

A cidade de Pau dos Ferros sediou, na manhã dessa quinta-feira (10), o I Encontro Regional Esmarn Alto Oeste. O evento faz parte do projeto de interiorização da atual gestão da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) e contou com a presença de magistrados, servidores e autoridades locais.

O tema escolhido abordou um assunto de relevância nacional “O papel do Direito, da Psicologia e do Serviço Social na identificação, prevenção e superação dos efeitos das violações sofridas por crianças e adolescentes”. As palestras foram proferidas pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, José Dantas de Paiva, com o tema, pela psicóloga Geovana Vanderlei e pela assistente social Adriana Carneiro. Na parte cultural, houve a apresentação do Coral Voart e do poeta Robson Renato.

Durante a abertura, o juiz Cleanto Pantaleão, coordenador administrativo da Esmarn, fez um breve relato sobre os cursos de formação para servidores e magistrados, realizados pela Escola nesse primeiro semestre, totalizando 26 cursos para servidores e 10 para magistrados, contemplando os municípios de Natal, Mossoró e demais regiões do Rio Grande do Norte.

Para a magistrada Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira, coordenadora regional do Núcleo de Pau dos Ferros, o encontro trouxe uma oportunidade ímpar por trabalhar as questões da infância e da juventude, tema importante não apenas para o município local, mas para o total de sete Comarcas da região alto oeste. “Os profissionais são muito engajados na causa, tanto os assistentes sociais quanto os psicólogos e os profissionais do Direito. É muito significativo ter a oportunidade de colocar todo eles para dialogar no mesmo espaço. Essa é a tônica do nosso evento: o diálogo entre as três áreas”, declarou.

O desembargador Saraiva Sobrinho, diretor da Esmarn, definiu o encontro como uma marco para efetivar a interiorização da Escola, iniciada em setembro, com o lançamento da Pedra Fundamental do prédio da Escola em Mossoró e agora, chega até o município de Pau dos Ferros. “O evento de hoje foi realizado graças ao esforço da juíza Ana Orgette. O investimento foi feito, a iniciativa foi tomada, agora é preciso que a sociedade receba e efetive todo o conhecimento produzido neste evento”.

Estiveram presentes no evento o desembargador Saraiva Sobrinho; o juiz Cleanto Pantaleão; o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego; a magistrada Ana Orgette; Klinton Correia, vice-presidente da subseção da OAB em Pau dos Ferros; o juiz Osvaldo Cândido, diretor do Fórum de Pau dos Ferros; o juiz João Afonso, do juizado da Fazenda Pública de Natal, representando o presidente do TJRN; e a defensora pública Camila Jales, de Pau dos Ferros.

 

Com informações da Esmarn
 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200