Novos Rumos e SESC levam sarau poético para a João Chaves

A unidade feminina do Complexo Penal Dr. João Chaves recebeu, na tarde dessa quarta-feira, 12, programação cultural no formato de sarau poético que marcou o encerramento do primeiro ciclo do projeto de incentivo à leitura, realizado através da parceria entre o TJRN, por meio do Programa Novos Rumos na Execução Penal, e o Serviço Social do Comércio (SESC RN), órgão ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte – FECOMÉRCIO RN.

Durante o evento, foram recitados textos poéticos produzidos pelas apenadas nas oficinas de leitura, apresentados os 10 títulos mais lidos e presenteadas as leitoras mais assíduas. Segundo levantamento da secretaria da biblioteca, mais de 80 presas foram cadastradas como leitoras e mais de mil livros foram emprestados a elas no decorrer do ano.

O Projeto, que teve início no mês de março deste ano, tem o objetivo de estimular o hábito da leitura, semear o interesse pelos estudos e o despertar de novos horizontes na vida de mulheres condenadas pela prática de ilícitos penais, contribuindo com a humanização da pena de prisão e agregando novas perspectivas quanto ao retorno ao convívio social.

Em visitas quinzenais ao Complexo Penal, a biblioteca móvel do BiblioSESC propicia às servidoras e às mulheres custodiadas naquele estabelecimento o acesso ao acervo bibliográfico, composto de cerca de três mil exemplares dos mais variados títulos literários, disponibilizados mediante empréstimo.

Associado às visitas do caminhão-biblioteca, é oferecido acompanhamento pedagógico, por meio das oficinas de leitura, com vistas a orientar as habilidades de escrita e leitura, produção de texto, bem como de reflexão crítica acerca das leituras feitas.

O evento contou com a participação de representante da Secretaria da Justiça do RN, funcionários do SESC RN e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200