Corregedoria passa a emitir certidões de forma digital para empresas participantes de licitações

A Corregedoria Geral de Justiça vai passar a emitir pela internet as certidões requeridas ao órgão para fins comerciais de licitação pública. O novo serviço começa a funcionar a partir desta quarta-feira (17). A certidão que poderá ser solicitada é a de Protesto, que é o comprovante de inadimplência, ou não, de uma determinada pessoa física ou jurídica.

Antes, o interessado tinha que se deslocar até a sede da CGJ para solicitar o documento. O juiz corregedor Diego Cabral considera o antigo sistema burocrático. “O objetivo é simplificar e agilizar a emissão da certidão, a Corregedoria não queria ser mais um entrave, já que as pessoas precisam de muitas certidões negativas diferentes além desta”, comentou.

O órgão chega a emitir 10 certidões por dia. Assim, ninguém precisa se deslocar até o prédio da Corregedoria e ficar aguardando assinaturas, tudo é digital”, completou Diego Cabral.

Emissão eletrônica

 

Para obter a certidão, o interessado deverá acessar o endereço eletrônico e selecionar a opção “Certidão Licitação”, preenchendo as informações do solicitante e da empresa.

O solicitante deverá anexar comprovante de inscrição e de situação cadastral retirado no site da Receita Federal, conforme passo a passo.

A certidão será emitida automaticamente pelo sistema com validade de 90 dias, contados da sua emissão. Ela também virá com um QR Code, para que possa ser verificada sua autenticidade.

Notícias mais acessadas

Últimas notícias

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200