TJRN lança edição 2019 do projeto “Medida Justa” no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

Um dos símbolos da cidade de Natal para a prática de atividades físicas, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foi o palco escolhido pelo Tribunal de Justiça do RN para o lançamento da edição de 2019 do projeto “Medida Justa”, iniciativa em prol da qualidade de vida dos servidores e magistrados do Poder Judiciário. Com o pontapé inicial na tarde dessa segunda-feira (8), o desafio terá 90 dias de duração, período em que os 40 participantes vindos da Justiça Estadual, Ministério Público Estadual e Justiça Federal tentarão não apenas uma mudança de vida durante esse período, mas para além do projeto.

O foco desta edição é na continuidade a essas mudanças promovidas pelo projeto após os 90 dias. O objetivo é fazer com que eles entrem em uma rotina saudável através da atividade física e através de uma dieta adequada e, a partir daí, tomem o gosto, veja o prazer e a qualidade que a atividade física e que a boa alimentação traz”, explica a servidora Mariana Góis, uma das organizadoras desta edição.

Como benefícios que a atividade física aliada a uma alimentação saudável traz, Mariana Góis cita a diminuição da fadiga, melhoria da autoestima e a sensação de se ter mais ânimo. “Tem tantas consequências boas que, a partir do momento em que eles experimentarem dessa experiência, vão querer sim continuar. Acredito muito que eles vão procurar coisas que lhes tragam prazer”, disse, esperançosa.

Thayse Moares, servidora da Justiça Federal, acredita que será um grande desafio a ser superado por ela. “Acima de tudo é uma iniciativa super válida que é demonstrar uma preocupação com bem-estar do servidor e essa motivação de colegas, de um estar com os outros, essa competitividade saudável, esse incentivo de um com os outros, é tudo muito salutar, saudável, desafiador e motivante, ao mesmo tempo. Então, eu acho que a gente só tem a ganhar, nada a perder!”, elogiou.

Melhor desempenho

Durante o lançamento do Medida Justa 2019, o presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, ressaltou que o projeto objetiva melhorar a qualidade de vida dos servidores por meio da prática de atividades físicas regulares e de hábitos alimentares saudáveis. “Eu acho que isso é importante porque, melhorando a qualidade de vida do servidor, ele vai ter um desempenho melhor nas suas atividades e vai viver com mais qualidade de vida”, comentou. O presidente destacou a parceria com a direção do Foro da Justiça Federal e com a Procuradoria-Geral de Justiça do RN para a edição de 2019.

Representando o Ministério Público Estadual, o procurador geral de Justiça, Eudo Leite, falou da parceria que visa a qualidade de vida dos servidores que fazem a Justiça do Rio Grande do Norte. “Nós aderimos à iniciativa do Tribunal de Justiça, junto com a Justiça Federal, e hoje temos essa parceria importante, do ponto de vista da qualidade de vida e do bem-estar dos servidores e dos membros integrantes desses órgãos”, disse Eudo Leite, que será um dos dez participantes do MPRN no Medida Justa 2019.

Como a qualidade de vida é inerente à produtividade, a gente espera que as pessoas trabalhem mais felizes e consigam ajudar o nosso principal cliente que é o jurisdicionado”, opinou o juiz federal Adrian Amorim, representante da JFRN. Ele revela que a participação dos seus servidores na edição anterior foi concorrida e os servidores se dedicaram em alcançar seus objetivos e espera para este ano a mesma determinação.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, que é médico, elogiou a iniciativa do TJRN. “Inicialmente eu queria parabenizar os autores dessa ideia porque é realmente uma grande ideia e que deveria ser abraçada por mais instituições. Esse leque deveria ser ampliado pela importância fundamental que tem para as vidas de todos nós”, saudou o prefeito, citando estatísticas que mostram que as doenças são adquiridas pela falta de hábitos saudáveis e de cuidados com a saúde e colocando a Prefeitura de Natal à disposição do Tribunal de Justiça para iniciativas como esta.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200