Comitê de Gestão Documental inicia a digitalização de processos da Fazenda Pública em Natal

As Varas da Fazenda Pública de Natal serão as próximas unidades a receberem o trabalho de digitalização de processos físicos realizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O Comitê Permanente de Gestão e Avaliação Documental (CPAGED), responsável pela logística do projeto, se reuniu com representantes das unidades nesta terça-feira (18) para discutir o início do trabalho do polo de Natal, a partir do dia 1º de julho.

Na reunião estavam presentes servidores representantes da 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas da Fazenda Pública de Natal para discutir com o CPAGED e a Secretaria Judiciária como será realizado o procedimento em cada uma delas.

Ficou acordado que a digitalização iniciará a partir de 1º de julho, começando com a 3ª Vara da Fazenda Pública, que se mobilizará com os servidores para terminar o processo em até cinco dias.

A digitalização será realizada no Fórum Miguel Seabra Fagundes e os autos físicos serão enviados ao Núcleo de Gestão Documental, no Anexo da Ribeira, para arquivamento.

Juntas, as cinco Varas da Fazenda Pública indicaram 3.040 processos físicos para serem digitalizados. Até agora, somente a 1ª Vara concluiu o processo de virtualização. A previsão é que com o apoio do CPAGED e a força tarefa dentro das unidades por dia sejam digitalizados 135 processos, em 22 dias úteis.

Além de Natal, outros três polos também farão esse trabalho ao longo do ano: Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. “Cada um ficou responsável por determinadas comarcas. Vamos iniciar com as comarcas polo e depois com as vizinhas”, explicou Francisco Ribeiro, membro do CPAGED. “É um projeto que deve apresentar seus efeitos já a partir de dezembro, onde faremos uma avaliação para ver até quando irá esse trabalho, a previsão é para junho do próximo ano”, concluiu Ribeiro.

Apoio ao 2º Grau

Além da equipe que vai trabalhar no Fórum Seabra Fagundes, outra vai levar o trabalho de digitalização de processos que já está sendo realizado na Secretaria Judiciária para o Anexo da Ribeira, com processos que já estão em grau de recurso que sobem de todas as comarcas, “para que a Secretaria Judiciária possa ter espaço para a próxima etapa de unificação”, explicou a secretária Walteíze Barbosa.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200