Autoridades discutem experiências para aperfeiçoar proteção de crianças e adolescentes

Muitos são os desafios enfrentados diariamente por juízes da área da Infância e Juventude, que diariamente presenciam situações de descaso e devem tomar medidas para proteger o interesse de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade. Pensando nisso, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do RN (CEIJ) reuniu magistrados, servidores e membros da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do RN (CEJAI) na manhã desta quinta-feira (23), para uma roda de conversa e troca de experiências, no prédio da Corregedoria Geral de Justiça, na Cidade Alta.

“A ideia agora é reunir os juízes que têm nas suas comarcas unidades de acolhimento. É uma roda de conversa para trocar ideias, trocar experiências, conversar sobre as dificuldades que eles enfrentam na área da infância e juventude e mostrarmos para eles o que pode e deve ser feito diante das circunstâncias. Então é uma troca de experiências e superação de desafios”, explicou o juiz José Dantas de Paiva, coordenador da CEIJ.

Antes da roda de conversa, o advogado voluntário da Acalanto, Francisco Cláudio Medeiros Júnior, introduziu alguns assuntos para que os magistrados e servidores pudessem fazer perguntas e iniciarem a discussão. Ele falou sobre as leis relacionadas à adoção e acolhimento vigentes no país, sobre casos especiais, adoção internacional e uma série de assuntos que levaram aos presentes compartilharem suas experiências dentro das varas de infância no estado.

V Semana Estadual da Adoção

A roda de conversa foi realizada como parte da programação oficial da V Semana Estadual de Adoção. A CEIJ, em parceria com comarcas de todo o estado, vem promovendo eventos para a promoção da adoção legal com diferentes público alvo, desde a sociedade civil até trabalhadores da saúde e entidades públicas.

 

 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200