Mais um passo na formalização da parceria entre Esmarn e Instituto Histórico e Geográfico do RN

Na manhã desta sexta-feira (3), o coordenador administrativo da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), juiz Cleanto Pantaleão, recebeu o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN), Ormuz Simonetti, para avançar no projeto de reedição de obras históricas importantes para o Estado.

Na ocasião, foi apresentado um direcionamento para a republicação do livro “Responsabilidade Civil do Estado (1904)”, de Amaro Cavalcanti, completando 115 anos de sua primeira publicação. Apesar de centenário, o livro incorpora diversas memórias relevantes e atuais para o Direito brasileiro, já mencionado no último encontro entre as instituições, em março deste ano. O objetivo desta nova reunião foi dar mais um passo na formalização do termo de cooperação.

O presidente do IHGRN informou que a obra abarcará cerca de 680 páginas, mantendo o padrão original, editado no século XX. O livro também passará por um processo de digitalização. Segundo Ormuz Simonetti, há interesse em ter a parceria da Escola na republicação de outros livros, que destacará outras personalidades de importância histórica para o RN.

Sobre a reedição da obra de Amaro Cavalcanti, Ormuz ressaltou: “Eu gostaria de envolver vocês [da Esmarn] neste projeto, que é muito grande, tanto pela qualidade quanto pela raridade do livro, o qual ainda hoje é consultado por profissionais da área judicial”.

Da Esmarn, participaram da reunião a coordenadora executiva, Cristina Leandro; o chefe da Seção de Licitação, Contratos e Convênios, Severino Neto; o chefe de gabinete, Ledson França; a equipe de Comunicação; além do advogado e incentivador do projeto, Armando Holanda.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200