TJ comemora centenário do desembargador Zacarias Gurgel

O Tribunal de Justiça comemorou, nesta tarde, através do trabalho desenvolvido pelo Memorial Vicente Lemos, o centenário do desembargador e ex-presidente do TJRN, Zacarias Gurgel Cunha. Na ocasião, também ocorreu o relançamento do livro “O Cultivador de Amizades: 'É o Dr. Zacarias, Doze, zero, cinco: O Dr. Zacarias!', da filha do homenageado, Gianine Cunha Costa.

O evento ocorreu na recepção da Sede do Tribunal de Justiça e contou com a presença da presidente do TJ, desa. Judite Nunes, de servidores da Corte de Justiça, além da família do homenageado. Impossibilitado de comparecer à solenidade, o filho do des. Zacarias Gurgel, Dwigth Barbosa Cunha foi representado por sua esposa, Salete Cunha, que falou um pouco sobre a história da vida profissional e familiar do homenageado.

Gianine Cunha Costa, também filha do des. Zacarias Gurgel, falou em nome da família agradecendo à homenagem prestada ao seu pai pelo Tribunal de Justiça e pelo Memorial. Ela destacou a importância do Memorial para o trabalho de pesquisa de diversos estudantes de direito que procuram o setor. Sobre o pai, lembrou do espírito revolucionário que o impulsionava a ter pensamentos inovadores em sua atuação, tanto como profissional como cidadão.

Para ela, a homenagem pelo centenário de seu pai é um momento histórico para o Tribunal de Justiça, na medida em que as famílias de outras figuras importantes para a história da Justiça Potiguar também estão pleiteando outras homenagens aos seus parentes.

A presidente do TJ, desa. Judite Nunes, destacou que o desembargador Zacarias Gurgel foi um homem probo e integro que soube honrar e dignificar o Tribunal de Justiça. Ela parabenizou à família pela homenagem, assim como à Gianine Cunha pelo “primoroso” livro editado. Ao final, após os parabéns, foram distribuídos livros e Cds sobre o tema.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200