Por videoconferência, TJRN e TJCE trocam experiências na implantação de secretarias unificadas

Integrantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e do Tribunal de Justiça do Ceará estiveram reunidos na tarde da última quinta-feira (7), por meio de videoconferência, para troca de experiências na implantação do modelo de Secretaria Unificada. Atualmente, a comarca de Mossoró funciona de forma piloto com as Secretarias Unificadas Cíveis e de Família e implantação do modelo também junto às Varas da Fazenda Pública.

Com know how de quase uma década na implantação de secretarias unificadas, os técnicos do TJCE falaram da sua experiência, mostrando como se deu o processo de implantação no Judiciário cearense e como foi pensado o modelo ainda no ano de 2010. Os servidores do Setor de Planejamento e de Gestão de Projetos do TJ cearense falaram também sobre os avanços alcançados e sobre mudanças implementadas.

Já os representantes do Judiciário potiguar falaram sobre a implantação da Secretaria Unificada em Mossoró, de forma piloto. O presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, finalizou a videoconferência agradecendo aos servidores pela disposição em trocar as experiências no objetivo de melhorar os serviços oferecidos aos jurisdicionados e disse que a atual gestão tem o desejo de adotar o modelo, também como forma de enfrentar o déficit de servidores.

A secretária de Gestão Estratégica do TJRN, Maristela Freire, destacou a importância da troca de experiência para o aperfeiçoamento do projeto. “A gente fez questionamentos sobre como de fato tinha sido essa implantação feita por eles no Ceará e eles se colocaram à disposição para receber uma equipe nossa para fazer uma visita in loco para conhecer o projeto deles. Foi uma troca de experiência muito boa”.

Participaram ainda da videoconferência servidores das Secretarias Judiciária, de Gestão Estratégica e do Núcleo de Apoio à Presidência, além do juiz auxiliar da Presidência, Geraldo Mota, o secretário geral Lindolfo Sales, e a secretária judiciária Walteíze Barbosa.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200