Gestão Documental do TJRN realiza mais um treinamento de servidores na Esmarn

O Núcleo Permanente de Avaliação e Gestão Documental, Memória, Informações e Dados Públicos (Nugedid) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) realizou, na sexta-feira (1º), seu terceiro treinamento no Programa de Gestão Documental do Poder Judiciário. A capacitação ocorreu na sede da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) com a presença do diretor da Escola, desembargador Saraiva Sobrinho, servidores da instituição e estagiários de graduação e pós-graduação dos cursos de Direito, História, Administração e Biblioteconomia.

O treinamento teve como objetivo o repasse de algumas orientações sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), criado mediante a Recomendação n.° 37, de 15 de agosto de 2011, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Após o Proname, e com a Resolução n.° 20, de 11 de julho de 2018, do TJRN, para institucionalizar a política de gestão documental no Poder Judiciário potiguar, foi criado o Comitê Permanente de Gestão e Avaliação Documental, e, consequentemente, o Núcleo Permanente de Avaliação e Gestão Documental, Memória, Informações e Dados.

“Na verdade, ele [o Núcleo] é o suporte para que as ações do Programa de Gestão Documental sejam implementadas dentro de todo o Poder Judiciário. Isso serve para as demandas administrativas e judiciais, tanto do 1° como do 2° grau”, afirmou a servidora e docente do treinamento, Adriana Carla Oliveira.

Até agora, o Núcleo já realizou visitas de diagnósticos em 40 Comarcas do Rio Grande do Norte e treinou 23 Comarcas e 63 integrantes em duas turmas, sendo esta sua terceira.

Próximos passos

Na sexta-feira também ocorreu a reunião para formalizar a padronização desse treinamento como um programa permanente de capacitação para todo o Poder Judiciário.

Com isso, a Esmarn já prepara seu próximo treinamento para abranger mais servidores da instituição e de outras secretarias do Tribunal, ainda a serem mapeadas. A data prevista para essa capacitação será entre os dias 20 e 21 de março.

“A gente vai refinar esse projeto, ao longo da próxima semana, para já apresentar as propostas ao juiz Artur Cortez, responsável pela seção de cursos para servidores, mas, muito provavelmente, o treinamento vai se concretizar na expectativa que estamos discutindo”, afirma a chefe da Divisão Pedagógica da Esmarn, Sara Andrade.

A ideia é institucionalizar e realizar um trabalho de aplicação dos instrumentos que estão contidos na Resolução n.° 20. Além da teoria de Gestão Documental, pretende-se também aplicar uma atividade prática para ser aplicada nos setores dos participantes presentes.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200