Presidente do TJRN lembra início das atividades da Esmarn em 1988

Durante a abertura do Ciclo de Palestras dos 30 anos da Esmarn, o presidente da Corte de Justiça potiguar, desembargador Expedito Ferreira lembrou, na noite dessa quinta-feira (29), o surgimento da instituição em 1988 e saudou a “todos magistrados e servidores que, no decorrer desses anos, contribuíram para a construção dessa escola, pois foi através desse trabalho conjunto que ela foi elevada a esse patamar”, ressaltou o magistrado.

Para Expedito Ferreira, a Esmarn se transformou “em uma verdadeira academia e uma das melhores escolas de formação de magistrados do país”. O desembargador salientou que se sentiu honrado em ter sido gestor da instituição no biênio 2013-2014, “quando foi instituído o Programa de Pós-Graduação em Residência Judicial, marcando minha contribuição na trajetória dessa escola”.

O presidente do TJRN recordou o início dos trabalhos da Escola. “Lembro da salinha em que ela funcionava ao ser criada, na sede do Tribunal. Resgato aqui, como justa homenagem, o seu primeiro diretor, o desembargador Manoel Araújo. E nessa homenagem incluo a sua competente auxiliar naqueles tempos pioneiros, a doutora Sandra Elali”, lembrou Expedito Ferreira.

Do ponto de vista dos resultados obtidos pela magistratura, o presidente afirmou que a Esmarn é o marco divisor na formação do novo perfil dos magistrados potiguares. “Digo isso, seja quanto ao perfil intelectual que ela possibilitou a cada juiz, seja quanto ao seu relacionamento com a sociedade”, pontuou.

Para o dirigente do Poder Judiciário do RN, a chegada a esta sede, em dezembro de 2010, consolidou todo o trabalho até então realizado. “A nova casa permitiu a expansão da nossa academia, elevando ainda mais o seu conceito ante o país”, ressaltou. “Dei a minha contribuição nesse caminhar evolutivo, cujo maior e mais nobre entre todos os objetivos é, ao final, melhorar o atendimento da Justiça ao cidadão.”

 

Foto: Kennet Anderson
 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200