Presidência do TJRN inaugura novo auditório e Espaço Saúde do Fórum Seabra Fagundes

Adotada como um dos objetivos da atual gestão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a valorização dos servidores sempre esteve na pauta de ações da Presidência do TJRN para a melhoria dos serviços prestados à sociedade norte-riograndense. Nesse sentido, mais uma demonstração dessa preocupação foi dada na tarde desta terça-feira (13), com a inauguração das obras de melhorias no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal.

O presidente Expedito Ferreira inaugurou e entregou aos servidores o novo auditório com capacidade para 80 lugares, o estacionamento coberto com sombreiros, o Espaço Saúde (composto pelo Setor Médico, Odontológico e Fisioterápico), um Espaço Ecumênico e a Sala de Pilates. O investimento é de aproximadamente R$ 400 mil. Em agosto, já havia sido implantado o controle de acesso ao prédio, com identificação de todos os que visitam o local.

A inauguração foi acompanhada pelo diretor do Foro de Natal, juiz Nilson Cavalcanti; pelo vice-diretor, juiz Roberto Guedes; pela secretária de Administração, Flavianne Fagundes; e pela diretora do Departamento de Arquitetura e Engenharia, Kalina Maia.

A solenidade de inauguração contou com a presença maciça de servidores, advogados e magistrados, como os juízes Ivanaldo Bezerra, Eustáquio Farias, Francisco Cabral, José Conrado, Artur Cortez, Madson Ottoni, Cícero Macedo, Francisco Gabriel Maia, Elane Palmeira, Otto Bismark e Karine Chagas, além da presença do diretor coordenador do SindJustiça, Gersonilson Martins Pereira, Juliano Costa, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do RN (Sindojus) e do advogado Manoel Antônio da Costa, que representou o presidente da OAB/RN.

Balanço

O juiz Nilson Cavalcante fez um balanço dos seus dois anos à frente do Foro de Natal e agradeceu à colaboração dos demais colegas de casa e dos servidores. Ele se disse feliz por poder ver concretizado um projeto de administração voltado à valorização de servidores e magistrados. Lembrou das dificuldades enfrentadas que, segundo ele, com a ajuda de todos e convivência harmônica, pôde superá-las, atendendo democraticamente a todos.

O diretor do foro elencou as diversas ações promovidas em prol dos servidores, como as do Programa Pró-Vida, Yoga, Shiatsu, Terapia Magnética, Fisioterapia, Pilates, Zumba, Circuito Saúde, Artes, Dia do Servidor, Dia das Mães, Dia dos Pais, Palestras, Feira Orgânica e Mostra de Talentos, além de ações solidárias com a comunidade de Natal (com a Grupo de Apoio à Criança com Câncer, Lar do Ancião Evangélico, Grupos Voluntários, Entrega de Material Escolar, Chuveiro Solidário, etc).

“Esse auditório que agora nos encontramos, representa uma das metas desta administração, oportunidade de dotar o Fórum com um auditório de porte médio. Doravante o Poder Judiciário terá mais um espaço confortável e moderno para a realização de palestras, cursos, treinamentos e seminários. Assim estamos estimulando e prestigiando os servidores para a efervescência cultural do Judiciário potiguar, que sempre busca renovação permanente através da capacitação dos seus agentes para prestar um serviço de distribuição de justiça de excelência, em favor da sociedade”, discursou Nilson Cavalcanti, agradecendo a relação sempre cordial do presidente Expedito Ferreira.

Valorização

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Expedito Ferreira, registrou o empenho, a dedicação e a competência com a qual o juiz Nilson Cavalcante desempenhou sua gestão na Direção do Foro de Natal. Ele lembrou que em seu discurso de posse assumiu dois grandes compromissos que foram de aumentar a produtividade e a celeridade dos processos e valorizar os magistrados e servidores. Na visão dele, o TJ não conseguiria alcançar o primeiro sem passar pelo segundo objetivo. Para isso, a gestão adotou várias medidas para alcançar tais metas.

Para valorizar os servidores, Expedito Ferreira lembrou da implantação da Data Base, uma antiga reivindicação dos servidores que foi concretizada na sua gestão. Ressaltou o investimento em informática, com a compra de 2.300 computadores novos para contemplar todas as comarcas do Estado, além das reformas para a recuperação de fóruns e a construção da nova sede do TJRN.

O dirigente da Justiça Estadual lembrou que o CNJ qualificou o TJRN como um dos mais produtivos do Brasil em 2017, o que foi reforçado no relatório Justiça em Números 2018, quando o TJRN figurou como o terceiro TJ de pequeno porte mais produtivo do país, o que trouxe elogios dos operadores do direito. Destacou também as reformas realizadas no FMSF. “Para isto que estamos aqui: servir a sociedade e também para nos esforçarmos para servir cada vez melhor. Essa é a nossa razão de ser”, finalizou.

Agradecimento

Durante a solenidade as autoridades descerraram as placas de inauguração do Espaço Saúde e do Auditório ampliado. Coube ao servidor Zeca Santos, coordenador do Programa Pró-Vida, prestar agradecimentos à atual gestão pelas “inúmeras conquistas para os servidores, sobretudo na qualidade de vida”.

Zeca Santos agradeceu aos juízes Madson Ottoni e Nilson Cavalcante por terem criado e ampliado o Programa de Qualidade de Vida dos Servidores do Fórum Miguel Seabra. Segundo ele, com o apoio do Tribunal de Justiça, aconteceram várias ações eficazes durante o biênio em benefício da qualidade de vida dos servidores. Ele também destacou o apoio do Siccob Judiciário, do Sindojus e do SindJustiça nas ações realizadas, como o plantio de 200 mudas de plantas no estacionamento e construção de um jardim vertical que será adotado pelos servidores.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200