79º Encoge: sistema GPS-Jus do TJRN é apresentado a corregedores dos Tribunais de Justiça do país

O sistema eletrônico GPS-Jus, uma inovação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, foi apresentado a corregedores de todo o país, no 79º Encontro do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge).

A secretária de Gestão Estratégica do TJRN, Karine Symonir, apresentou o painel “Sistema GPS-Jus – Ferramenta de unificação de sistemas judiciais e gerenciamento de processos”, sobre o sistema desenvolvido por sua Secretaria em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal potiguar.

Karine Symonir apresentou o sistema e todas as suas funcionalidades para os corregedores presentes.  A ferramenta agrupa as informações dos três sistemas judiciais utilizados pelo Judiciário potiguar (PJe, SAJ e Projud), disponibilizando dados em uma plataforma interativa e intuitiva, de fácil utilização pelo usuário.

“É uma ferramenta de gestão que compila todos os dados de todos os sistemas”, explicou a secretária durante sua apresentação. “É uma forma de gestão mais eficiente, com diagnóstico preciso”, completou.

O sistema mostra dados como a taxa de congestionamento por unidade e gera relatórios sobre o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de dar uma visão macro de todo o estado e uma visão individual, por unidade judicial.

“No GPS-Jus é possível fazer a comparação de até quatro unidades judiciais. Foram ouvidos juízes auxiliares da Corregedoria, o que eles mais necessitavam, e uma dessas necessidades é a possibilidade de comparação de unidades similares, para que exista um auxilio na hora da correição”, concluiu a secretária.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200