Novos Rumos: parceria com Universidade Potiguar capacita recuperandos

Os recuperando do Programa Novos Rumos na Execução Penal, do Tribunal de Justiça do RN, tiveram a oportunidade de participar de um curso de capacitação, uma parceria com o Curso de Psicologia da Universidade Potiguar. O curso “Preparando-se para empreender a própria carreira” que compreendeu o total de seis encontros, com duração de 12 horas, contou com a participação de 25 recuperandos dos regimes aberto e semiaberto, bem como de beneficiados pelo Livramento Condicional. Ministrado pelas professoras Ana Augusta Moreira, Alda Karoline Lima da Silva e pelas alunas concluintes Fernanda Bezerra de Araújo e Sarah Samily de Lima Moura, o curso teve o objetivo preparar os recuperandos para o ingresso no mercado de trabalho.

A professora do Núcleo de Avaliação, Trabalho e Organização (NATO), Ana Augusta, destacou que o trabalho é o caminho da redescoberta de potencialidades e novas possibilidades destes alunos que começam uma nova etapa da vida. O Núcleo é uma consultoria escola da Universidade Potiguar que tem como eixos: atividades de consultoria, encaminhamento de alunos para empresas e orientação profissional, se caracterizando por um espaço de praticas que favoreçam a preparação para o exercício profissional.

Esse foi o primeiro curso ministrado em parceria com a UnP e a intenção é que todo recuperando ou egresso encaminhado pelo Programa Novos Rumos para o mercado de trabalho passe antes pelo curso de capacitação, para ser encaminhado ao mercado de trabalho. Já está previsto outro curso, nos mesmos moldes, para o dia 20 de novembro.

Através dessas parcerias, firmadas entre o Poder Público e as instituições privadas, é possível promover uma melhoria gradual no sistema penitenciário. Segundo o coordenador do Novos Rumos, juiz Gustavo Marinho, a melhoria no sistema penitenciário começa com iniciativas como essa. “É função do Estado e da sociedade promover a execução penal. Assim, não só o Poder Público mas a sociedade é responsável pela humanização do sistema prisional”, ressaltou o juiz.

Novos Rumos
O Programa Novos Rumos foi instituído pela Resolução nº 014/2009 – TJ/RN, de 06 de maio de 2009, com o objetivo de fomentar boas práticas relacionadas à execução penal no Estado, em harmonia com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como forma de capacitar presos, egressos do sistema penitenciário, cumpridores de penas alternativas e adolescentes em conflito com a lei e inseri-los no mercado de trabalho.

Dentro desta perspectiva de inserção, o Programa vem sendo destaque nacional pelo sucesso nas atividades de seleção e encaminhamento deste público as obras da Copa do Mundo 2014.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200