PJe Mobile estará a disposição dos usuários em breve

Uma revolução no dia a dia de advogados, partes no processo e, por que não dizer, dos usuários do principal sistema de tramitação de processos da Justiça potiguar. Em breve, quem precisa usar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) do TJRN passará a contar com um recurso para facilitar a utilização do sistema. E melhor: em qualquer lugar. O aplicativo PJe Mobile está em fase final de desenvolvimento. Disponível no sistema Android, o app permitirá ao usuário acessar processos no PJe, literalmente, na palma da mão, a partir do smartphone.

Presidente da Comissão de Implantação do PJe na Justiça Estadual, o desembargador João Rebouças salienta que este avanço vai trazer muitas mudanças positivas."É muito importante por que o advogado e as partes vão ter acesso de onde estiverem, não é preciso se deslocar para os fóruns, para tomar conhecimento do andamento dos processos de seu interesse. O advogado vai ter acesso aos autos onde estiver com o celular habilitado no sistema", observa Rebouças."O celular é uma coisa que hoje todo mundo utiliza, você vai acompanhar, quase em tempo real a tramitação do processo, sem precisar se deslocar aos fóruns"

O aplicativo foi desenvolvido pelos estudantes do programa de Residência em Tecnologia da Informação Aplicada à Área Jurídica, parceria entre o Tribunal de Justiça Potiguar e o Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em uma segunda fase, os magistrados poderão utilizar o aplicativo para publicar as sentenças e movimentar os processos. “Nós não tínhamos até então nenhum aplicativo móvel, vai ser a primeira vez que entregaremos um deste tipo, um passo importante para o TJRN e para milhares de usuários”, salienta Gerânio Gomes. “A maioria das pessoas usa celular. O advogado não precisará mais esperar chegar ao escritório para acompanhar as movimentações. Pode fazer isso de onde estiver pelo celular”, conclui.

Vitória da praticidade

A versão móvel é para uso das pessoas que têm algum processo em trâmite na Justiça do Rio Grande do Norte. Os usuários terão acesso ao aplicativo com login e senha, por onde poderão acompanhar as movimentações do processo no PJe. “Uma verdadeira plataforma de consulta, acompanhamento e notificação, de forma móvel, mas esse é só o começo”, segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TJRN, Gerânio Gomes.

A nova ferramenta possui diversas funcionalidades para tornar mais prático o acesso aos processos eletrônicos. Segundo o professor Itamir Barroca, diretor de Tecnologia da Inovação IMD, “o aplicativo é uma forma de aproximar essas informações do público de uma maneira rápida e prática”.

“Desenvolvemos o PJe Mobile para que o advogado possa acessar de forma mais prática e rápida os processos. O aplicativo não tem todas as funcionalidades do site PJe, mas é mais simples e o público pode, por exemplo, favoritar um processo e receber notificações direto no celular sobre ele”, informa Itamir.

Além de receber notificações de movimentações no processo, também é possível integrar datas importantes do julgamento no calendário do usuário, tanto no calendário Google, quanto no iCloud, já que ambas as plataformas, Android e iOS, receberão uma versão do aplicativo.

Pré-estreia

 Na próxima segunda-feira (13), acontecerá uma apresentação experimental, na qual as funcionalidades do aplicativo serão demonstradas para uma plateia de advogados e outros usuários. “O objetivo do evento é apresentar e ter o feedback por parte dos advogados, para que as alterações e melhoramentos necessários possam ser feitos em próximas atualizações”, adianta Itamir Barroca.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200