Copegam realiza palestra sobre reciclagem no Complexo Judiciário, nesta segunda (18)

Dando continuidade às comemorações do mês do Meio Ambiente, a Comissão Permanente de Gestão Ambiental (Copegam) promoverá na próxima segunda-feira (18) uma palestra sobre educação e conscientização referente ao Meio Ambiente no Complexo Judiciário. O evento acontece no auditório do prédio, localizado em Potilândia, a partir das 13h. Com o tema “A importância de reciclar”, a iniciativa objetiva ampliar a sensibilização e engajamento de magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e será aberta a todos os membros da comunidade jurídica.

A palestra será ministrada pela juíza e coordenadora estadual da Copegam, Fátima Soares, que destaca a relevância do evento: “vale ressaltar que é de extrema importância o trabalho de conscientização de todos os magistrados e servidores para criarmos hábitos ecologicamente corretos no âmbito do Poder Judiciário do Estado potiguar; de um modo particular quanto a geração de resíduos, uma vez que o TJRN é responsável pela destinação adequada de todos resíduos provenientes de suas atividades".

Seguindo a Resolução Nº 201 de 3 de março de 2015 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a responsabilidade dos núcleos socioambientais do Poder Judiciário, bem como as orientações da Agenda Ambiental na Administração Pública, programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte institui programas de incentivo a reciclagem e consumo consciente.

Programa Coleta Seletiva

Em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável (Coocamar), organização responsável pela coleta de resíduos nas unidades judiciárias, o projeto Coleta Seletiva implantado pela Copegam, além de contribuir para a aplicação das novas políticas de racionalização de material e consumo consciente de energia e água, alcança também questões sociais e ambientais. O trabalho ajuda na diminuição de resíduos gerados e beneficia os catadores de materiais recicláveis.

Além do Complexo Judiciário, outros três prédios da Comarca de Natal já implantaram o sistema de coleta seletiva de resíduos: a sede do Tribunal de Justiça, o Fórum Miguel Seabra Fagundes e o Anexo da Ribeira (antigo Grande Hotel), onde está instalada a sede da Copegam.

 

 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200