TJ participa da CIENTEC na UFRN

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Projetos – Programa Justiça e Escola, participa da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa é a primeira vez que o Justiça e Escola participa da CIENTEC.

Até o próximo dia 26, a equipe do NPPS/Justiça e Escola e formadores estarão apresentando ao público em geral o Programa e sua metodologia. O Justiça e Escola, desenvolvido pelo TJRN em parceria com as redes públicas de ensino, foi implantado em 11 municípios e já capacitou quase três mil educadores atingindo mais de 400 mil alunos que recebem de forma transversal a metodologia do Programa e palestras sobre temas de interesse da escola.

As palestras ministradas por magistrados, servidores do judiciário e parceiros, abordam temas como bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Adoção, reconhecimento de Paternidade, Drogadição e sobre a metodologia “O Caráter Conta”, desenvolvida, inicialmente, pela Universidade da Virgínia – EUA, que se baseia nos pilares do caráter sinceridade, zelo, senso de justiça, respeito, responsabilidade e cidadania.

Para o coordenador executivo do Programa, o magistrado José Undário Andrade, participar da CIENTEC é uma oportunidade única. “Poder mostrar o Justiça e Escola na maior exposição acadêmica do Estado, aos futuros profissionais, inclusive futuros educadores, é fundamental para prosseguirmos colaborando com a formação de futuros cidadãos”, disse ele.

Nesta 18ª edição, a CIENTEC conta com 190 estandes, irá expor mil banners e apresentar mais de 300 projetos para um público estimado em mais de 70 mil visitantes durante os cinco dias do evento.

Segundo a organização do evento, entre as atrações da Semana estão a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) e a exposição itinerante “Caminhos da Otorrinolaringologia”, que traz a Natal objetos infláveis de até 19 metros representando órgãos do corpo humano como a laringe e o nariz. Além disso, a CIENTEC reunirá centenas de trabalhos de alunos e professores da UFRN em oficinas e cursos.

Somado a isso, o visitante poderá conferir exposições da Aeronáutica, Marinha, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, assim como os tradicionais estandes da COMUNICA (Agecom, TV Universitária e Rádio FM Universitária) e Agência Fotec.

Integram também a programação eventos como o IV Seminário em Direitos Humanos da UFRN, Reuniões Acadêmicas Científicas e a Semana dos Cursos.

Programação Cultural
Nesta edição, haverá a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao artista potiguar Abraham Palatnik, às 18h de terça-feira, 23, marcando a abertura da CIENTEC Cultural, que este ano terá como tema “Sinergia Cultural: Arte e Desenvolvimento Social”.

A programação acontece no anfiteatro da Praça Cívica do Campus será aberta pelo grupo pernambucano Quinteto Violado, em show marcado para as 20h. Para a Praça Cívica já estão confirmados nomes como os dos músicos potiguares Carlos Zens, Camila Masiso, Khristal, Valéria Oliveira entre outros.

Na programação constam, também, diversas atividades artístico-culturais, que serão apresentadas em todos os setores da UFRN. Para saber a programação completa da CIENTEC Cultural, acesse o site http://www.nac.ufrn.br/cienteccultural/programacao.html.

O pró-reitor de Extensão da UFRN, Edmilson Lopes, fala sobre a expectativa para esta edição da CIENTEC: “A principal finalidade da CIENTEC é fazer dela um espaço de ligação dos alunos com a sociedade e mostrar tudo o que a UFRN pode contribuir para a sociedade natalense”.

A novidade nesta edição é que, pela 1ª vez, a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN é reconhecida nacionalmente e receberá o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), informou Edmilson Lopes.

 

Notícias mais acessadas

Últimas notícias

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200