TJ participa da CIENTEC na UFRN

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, através do Núcleo de Projetos – Programa Justiça e Escola, participa da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa é a primeira vez que o Justiça e Escola participa da CIENTEC.

Até o próximo dia 26, a equipe do NPPS/Justiça e Escola e formadores estarão apresentando ao público em geral o Programa e sua metodologia. O Justiça e Escola, desenvolvido pelo TJRN em parceria com as redes públicas de ensino, foi implantado em 11 municípios e já capacitou quase três mil educadores atingindo mais de 400 mil alunos que recebem de forma transversal a metodologia do Programa e palestras sobre temas de interesse da escola.

As palestras ministradas por magistrados, servidores do judiciário e parceiros, abordam temas como bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Adoção, reconhecimento de Paternidade, Drogadição e sobre a metodologia “O Caráter Conta”, desenvolvida, inicialmente, pela Universidade da Virgínia – EUA, que se baseia nos pilares do caráter sinceridade, zelo, senso de justiça, respeito, responsabilidade e cidadania.

Para o coordenador executivo do Programa, o magistrado José Undário Andrade, participar da CIENTEC é uma oportunidade única. “Poder mostrar o Justiça e Escola na maior exposição acadêmica do Estado, aos futuros profissionais, inclusive futuros educadores, é fundamental para prosseguirmos colaborando com a formação de futuros cidadãos”, disse ele.

Nesta 18ª edição, a CIENTEC conta com 190 estandes, irá expor mil banners e apresentar mais de 300 projetos para um público estimado em mais de 70 mil visitantes durante os cinco dias do evento.

Segundo a organização do evento, entre as atrações da Semana estão a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) e a exposição itinerante “Caminhos da Otorrinolaringologia”, que traz a Natal objetos infláveis de até 19 metros representando órgãos do corpo humano como a laringe e o nariz. Além disso, a CIENTEC reunirá centenas de trabalhos de alunos e professores da UFRN em oficinas e cursos.

Somado a isso, o visitante poderá conferir exposições da Aeronáutica, Marinha, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, assim como os tradicionais estandes da COMUNICA (Agecom, TV Universitária e Rádio FM Universitária) e Agência Fotec.

Integram também a programação eventos como o IV Seminário em Direitos Humanos da UFRN, Reuniões Acadêmicas Científicas e a Semana dos Cursos.

Programação Cultural
Nesta edição, haverá a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao artista potiguar Abraham Palatnik, às 18h de terça-feira, 23, marcando a abertura da CIENTEC Cultural, que este ano terá como tema “Sinergia Cultural: Arte e Desenvolvimento Social”.

A programação acontece no anfiteatro da Praça Cívica do Campus será aberta pelo grupo pernambucano Quinteto Violado, em show marcado para as 20h. Para a Praça Cívica já estão confirmados nomes como os dos músicos potiguares Carlos Zens, Camila Masiso, Khristal, Valéria Oliveira entre outros.

Na programação constam, também, diversas atividades artístico-culturais, que serão apresentadas em todos os setores da UFRN. Para saber a programação completa da CIENTEC Cultural, acesse o site http://www.nac.ufrn.br/cienteccultural/programacao.html.

O pró-reitor de Extensão da UFRN, Edmilson Lopes, fala sobre a expectativa para esta edição da CIENTEC: “A principal finalidade da CIENTEC é fazer dela um espaço de ligação dos alunos com a sociedade e mostrar tudo o que a UFRN pode contribuir para a sociedade natalense”.

A novidade nesta edição é que, pela 1ª vez, a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN é reconhecida nacionalmente e receberá o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), informou Edmilson Lopes.

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200