Servidores participam de curso de mediação

Formar mediadores para atuar nos conflitos judiciais. Esse é o objetivo do I Curso de Mediação do Poder Judiciário que acontece na Escola de Magistratura do RN (ESMARN) até a próxima sexta-feira (19). O curso é destinado aos servidores da Vara da Família e Juizados Especiais que vão trabalhar no projeto piloto da primeira unidade de mediação judicial do Estado. O curso atende uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça.

O projeto está sob a coordenação da magistrada Virgínia Rego Batista e deve começar a atuar no distrito judicial zona Sul até o próximo mês de novembro. O público-alvo é o Juizado Criminal e as Varas de Família. “A mediação é uma tendência em todo o Brasil. As partes estão no centro da questão, elas mesmas constroem o acordo, enquanto que na conciliação é alguém que propõe. A mediação chega para pacificar, restaurar os laços rompidos pelo conflita”, explica a juíza Virgínia Rego.

Três servidoras do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que foram capacitadas pelo Conselho Nacional de Justiça, estão ministrando o curso para 20 servidores e quatro voluntários. São abordados os seguintes temas: Introdução e Visão Geral, Início da mediação, Organização dos debates, Provocação de mudanças, Resolução de questões e Conclusão da mediação. Além das principais técnicas de mediação.

“Entre as técnicas que utilizamos estão as de comunicação e negociação, que vão dar ao mediador condições de empoderar as partes, de ensiná-las a lidar com os seus conflitos, além de tomar as suas decisões com relação ao processo”, explica a mediadora Ivete Machado Vargas.

Os participantes estão satisfeitos com o curso e ansiosos para colocar em prática. “Acho importante e estimulante essa oportunidade. Ganha o TJ que agiliza os seus processos e ganha a sociedade que tem seus conflitos resolvidos da melhor maneira possível”, disse a servidora do 6º Juizado Especial Civil do Trânsito, Kátia Seabra.

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200