Reestruturação de unidades do Poder Judiciário começa pelo Fórum Varella Barca

Quem procurar as instalações do Fórum Distrital Varella Barca em meados de setembro vai encontrar uma nova estrutura funcional. Isto porque a unidade localizada no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal, é uma das primeiras contempladas pelo plano de manutenção e readequação estrutural do Poder Judiciário. As manutenções têm como objetivo tornar os espaços mais funcionais e adequar as construções a normas de segurança.

No caso do Fórum Varella Barca, por exemplo, serão reestruturados os banheiros voltados ao público externo, testemunhas e vítimas de processos criminais vão ter salas exclusivas para aguardarem durante as audiências e a subestação de energia do prédio será adequada à novas normativas de segurança. As melhorias também afetam os servidores, uma vez que a construção, com mais de 20 anos de idade, tinha uma série de falhas na estrutura funcional das varas, como falta de acesso ao banheiro. Com as readequações, alguns desses problemas foram superados.

Diretora do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Tribunal de Justiça, Kalina Maia destacou a importância das obras de manutenção e adequações para a melhor prestação de serviços pelo Judiciário. Ainda de acordo com a secretária, sentirão as melhorias os servidores e os jurisdicionados.

“Além da parte do bem comum, com a manutenção dos banheiros, dos corredores e da esquadria, os serviços passam a ser melhor prestados quando se têm um espaço estruturado para que o servidor desempenhe o seu trabalho. Ou seja, com as manutenções vamos melhorar a prestação de serviço e vamos receber melhor o jurisdicionado”, ressaltou Maia.

Quem também destacou positivamente a importância das obras foi o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Expedito Ferreira. Para o presidente, as melhorias são fundamentais para melhorar o atendimento ao público que busca o Tribunal.

"O nosso compromisso desde o início desta gestão é reestruturar as unidades judiciárias, melhorando as condições de atendimento à população que precisa dos serviços da Justiça e as condições de trabalho de magistrados e servidores, e estamos fazendo grandes investimentos neste sentido", ressalta. Só nesta intervenção, o TJRN está investindo R$ 195 mil. "Iremos melhorar as condições de funcionamento de todas as unidades do Poder Judiciário que necessitarem deste tipo de serviço", acrescenta o presidente do Tribunal de Justiça.

Capital e interior

Ainda de acordo com Kalina Maia, o processo de reestruturação não ficará restrito a Natal, estando previstas reestruturações em todas as Comarcas e Varas Únicas do Estado.

“Este é o projeto mais importante que a área técnica desenvolve na atual gestão. Todas as varas e comarcas do estado passarão por uma revisão estrutural e por manutenções. É a oportunidade para sanar alguns problemas antigos e incômodos, como vazamentos e infiltrações, que prejudicam o trabalho dos servidores e magistrados e do jurisdicionado que procura a Justiça”, declarou a diretora.

Segundo a estimativa do DAE, as obras no Fórum Varella Barca serão concluídas até o final do mês agosto. No entanto, ainda nesta semana devem ser iniciadas as obras no Fórum Miguel Seabra Fagundes, na Zona Sul de Natal.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200