Programa Novos Rumos realiza sensibilização com professores e coordenadores do Senai-RN

Os juízes e servidores que atuam no Programa Novos Rumos, do Tribunal de Justiça do RN, reuniram-se nesta quinta-feira (20), com gestores, professores e coordenadores pedagógicos dos Centros de Educação e Tecnologia do SENAI-RN. Durante o encontro, no Espaço Cultural da Casa da Indústria, houve uma capacitação com esses educadores para assegurar a continuidade das ações que ajudam na ressocialização de egressos do sistema prisional.

Coordenador do Programa Novos Rumos, o juiz Gustavo Marinho lembrou as vantagens da ressocialização para o apenado e para a sociedade. Ele disse que cada um dos egressos do sistema prisional que passa pelos cursos de formação tem melhores condições de deixar a criminalidade e voltar a ser “um cidadão de direitos”.

Gustavo Marinho também destacou que, criado para gerar oportunidades de ressocialização de apenados por meio de ações educativas, de capacitação profissional e de reinserção no mercado de trabalho, o “Novos Rumos” foi instituído em 2009 e tem o objetivo de fomentar boas práticas relacionadas à execução penal no Estado.

A diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo, informou que 170 pessoas passaram pelos cursos profissionalizantes dos centros do SENAI-RN por intermédio deste programa. Ela disse que o encontro desta quinta-feira foi para garantir uma sensibilização dos professores e coordenadores pedagógicos para que estejam cada vez mais aptos na contribuição com esse projeto.

Na ocasião, Gustavo Marinho também afirmou que a parceria entre o Tribunal de Justiça e o Sistema FIERN, no “Novos Rumos”, está dando resultados positivos e a reunião com os educadores garante que prossiga com a mesma eficiência que tem se registrado a cada renovação da parceria.

O juiz Fábio Ataíde e a servidora do Tribunal de Justiça Guiomar Veras, que integram a comissão Executiva do programa, também participaram da reunião. O superintendente Jurídico do Sistema FIERN, Davis Costa, acompanhou a abertura do encontro de sensibilização.

* Com informações do SENAI/FIERN

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200