Goianinha recebe abertura da 7ª Semana da Justiça pela Paz em Casa nesta segunda (6)

O Tribunal de Justiça do RN, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CE-Mulher), realiza a partir desta segunda-feira (6), a sétima edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa. A comarca de Goianinha receberá o evento de abertura, com atividades e atendimento a população durante todo o dia, das 8h às 17h, na Praça da Igreja, Centro. A solenidade de abertura acontece às 9h, na Câmara Municipal, quando haverá a inauguração da “Sala Lilás” e apresentação da peça “A Carne”, pelo grupo Absolutas, da Polícia Militar.

A Sala Lilás representa um avanço no atendimento à mulher vítima de violência pelo Poder Judiciário naquela comarca, na medida em que oferece a esse público específico um atendimento diferenciado com uma acolhida digna no momento em que ela busca os seus direitos. A unidade irá funcionar na Rua Basílio Ramalho, 270, Vila Helena, em Goianinha.

Às 14h, na Câmara Municipal, o juiz Deyvis Marques, coordenador da CE-Mulher e também presidente do Fórum Nacional de Juízes da Violência Doméstica (Fonavid) , realiza palestra sobre a rede de combate à violência contra a mulher, juntamente com a juíza Ana Karina Costa da Silva e a psicóloga Anna Luiza Fernandes.

A Secretaria de Políticas para Mulheres irá realizar a palestra “Maria da Penha vai a Escola” em duas unidades de Goianinha: às 10h, na Escola Municipal Deputada Maria do Céu Pereira e às 15h, na Escola Municipal Hélio Mamede de Freitas Galvão.

Na Praça da Igreja, o público presente terá à disposição atividades como atendimento e orientação jurídica; emissão de Carteira de Identidade; ações de beleza; circuito saúde da mulher, com o Grupo Reviver; realização de exames preventivos; verificação de pressão arterial e glicemia; vacinação; avaliação postural; massagem terapêutica; ginástica laboral. Também haverá atrações culturais; tenda da leitura e o projeto Bibliosesc.

Ainda na praça, a Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (Codim) vai apresentar a palestra “Conquista e Direitos da Mulher”.

Saiba mais

A Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, e busca envolver a sociedade na discussão do combate à violência contra a mulher. Durante toda a semana, o julgamento de processos envolvendo esse tema deverão ser priorizados pelas comarcas potiguares.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200