Vara de Família em Parnamirim altera ambientação e amplia conciliações

A 1ª Vara de Família de Parnamirim, situada no novo Fórum Tabelião Otávio Gomes de Castro, adotou um novo recurso para o atendimento ao cidadão que tenha alguma demanda na unidade: trata-se das mudanças aplicadas na decoração e na ambientação de todo o gabinete. Alteração que foi necessária, segundo a coordenação, a fim de amenizar as tensões e problemas que cercam o perfil dos processos que chegam para julgamento, como disputa de guarda dos filhos, pensão alimentícia, partilha de bens, dentre outros assuntos.

“São situações que deixam todos sensibilizados. E alguns ainda temem a pessoa do juiz, por não conhecerem o perfil que o Judiciário atual busca adotar. Por isso, pensamos em cores que transmitissem mais calma e uma decoração que amenizasse a tensão da situação”, explica a juíza titular da unidade, Suiane Medeiros, cuja sala de conciliação tem, dentre os motivos de decoração, um quadro negro, com palavras que estimulam ao acordo, como “perdão”, “gentileza”, dentre outras.

“Muitos que chegam até sem se falarem, quando entram aqui ficam mais acessíveis”, comenta a magistrada. “Não vimos isso em nenhum outro fórum. Tivemos a ideia e decidimos implantar”, acrescenta.

De acordo com a juíza Suiane Castro, as mudanças na ambientação da unidade vão além de amenizar o comportamento entre as partes envolvidas, mas já atinge números considerados positivos, como o aumento nas conciliações. “A porcentagem nos impressiona. Hoje, temos 70% de conciliações”, aponta a magistrada.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200