CEJUSC realiza 2ª etapa de curso básico de Conciliação na segunda (23)

O 2º Curso Básico de Conciliação em conformidade com a Resolução 125/2010 (Conselho Nacional de Justiça – CNJ) começa nesta segunda-feira, 23, voltado a estagiários conciliadores e outros servidores na mesma função, cuja meta é a de consolidar uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de litígios, prevista na Resolução Nº 125/2010 do CNJ. O treinamento é organizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, que tem a coordenação do juiz José Herval Sampaio Júnior, com duração de 36 horas-aula, seguido de estágio auto supervisionado de 30 a 50 horas/aula.

A proposta da capacitação, publicada por meio do Edital 001/2017, é de assegurar o direito à resolução dos conflitos por meios adequados a sua natureza e peculiaridade, em boa qualidade dos serviços prestados e à disseminação da cultura de pacificação social através da adequada formação e aperfeiçoamento permanente de servidores e conciliadores.

O curso se volta, especificamente, a estagiários conciliadores conforme ordem classificatória do Edital 013/2016-ESMARN, convocados em Edital de Homologação e Convocação disponibilizados em edições dos dias 14 de outubro e 04 de novembro de 2016 respectivamente, os quais serão submetidos a aulas expositivas com recurso audiovisual, exercícios vivenciais e simulados com material fornecido pelo Conselho Nacional de Justiça aos seus instrutores.

Dentre os temas, serão abordados o 'Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos', bem como a 'Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos' e a 'Moderna Teoria do Conflito', além de outros assuntos. Esta etapa prossegue até o dia 27 de janeiro.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200