Núcleo contabiliza mais de um milhão de atendimentos

Mais de um milhão de pessoas do Rio Grande do Norte foram beneficiadas pelas ações do Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais do TJRN desde a sua criação. Entre os principais projetos estão o Justiça e Escola, Copegam, Justiça na Praça e a Casa da Cidadania.

Além desses, o Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais também apoia a realizações de eventos como Mutirão DPVAT, Semana da Conciliação, Pai Presente, Novos Rumos, Câmara nos Bairros, entre outros.

Justiça e Escola

Nesses cinco anos, 11 municípios participaram do Justiça e Escola, 2.721 foram capacitados e 414.447 alunos foram beneficiados, totalizando 417.168 atendimentos. O projeto tem como objetivo conscientizar pais, alunos, professores e a comunidade em geral sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los, promovendo esclarecimentos sobre questões relativas à cidadania, à ética, à justiça e os caminhos do Judiciário e tornando a justiça mais próxima do povo. 

O Justiça e Escola trabalha com a metodologia "O caráter conta" que tem como referência os pilares que constroem o caráter, tais como, responsabilidade, respeito, senso de justiça, sinceridade, zelo e cidadania. O programa "o caráter conta" surgiu nos Estados Unidos em 1993 - iniciativa do professor Michael Josephson - para disseminar entre os jovens americanos a educação ética. 

Copegam

A Comissão Permanente da Gestão Ambiental (Copegam), criada pela Portaria 1332/2011, auxilia o Tribunal de Justiça do RN na realização de uma administração sustentável e que já vem sendo praticada pelo Poder Judiciário.

Desde a criação, oito municípios já receberam ações da Copegam totalizando 4.621 atendimentos. Entre as atividades da Comissão estão a realização de palestras, distribuição de canecas ecológicas, além dos programas “Cidade Limpa” que tem como meta a educação ambiental com distribuição de coletores, palestras de conscientização e o “Elefante Verde” que tem o objetivo de despertar, através de atividades educacionais, o zelo pelo meio ambiente. 

A articulação com outras instituições permite que os objetivos da Copegam sejam também de interiorização, praticadas em outras comarcas potiguares, onde serão levadas em conta as particularidades de cada região.

Justiça na Praça

O Programa Justiça na Praça, nos últimos cinco anos percorreu 20 municípios do Rio Grande do Norte realizando um total de 426.287 atendimentos, entre eles 11.536 audiências de conciliação e 3.889 casamentos comunitários. A estimativa do Núcleo é que já circularam pelo Justiça na Praça 611.800 pessoas.

Entre os serviços oferecidos estão emissão de documentos como identidade e CPF, audiências DPVAT, além do plantão judicial. A comunidade também assistiu às apresentações culturais.

 

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200