Ciclo de palestras do Justiça e Escola continua em natal

Com o objetivo de atender as solicitações de palestras sobre diversos temas que as escolas encaminham ao Núcleo de Programas e Projetos do TJRN, a equipe do Justiça e Escola, coordenada pelo magistrado José Undário Andrade, vem dando continuidade ao ciclo de atividades planejadas e desenvolvidas pelo Programa.

A rede municipal de ensino do Município de Natal, que já passou por algumas capacitações em relação ao programa e sua metodologia, participa ativamente desse intercâmbio entre Judiciário e Escola. Do lado das escolas, são solicitadas as ações e pelo Judiciário, viabilizados os profissionais para debater com alunos e educadores temas como Bullying, ECA, Drogadição, Voto Conciente, Direitos e Deveres do Cidadão, Caminhos do Judiciário, entre outros temas e atividades.

Somente no mês de agosto dezenas de alunos foram beneficiados com as palestras. A Escola Municipal Adelina Fernandes, recebeu a formadora Denise Araújo Correa para falar e debater com seus alunos do 6º ano sobre bullying. Na Escola Municipal Angélica Moura, localizada no bairro das Quintas e na Escola Erivan França, em Igapó, foi a vez dos alunos dos 2º, 4º e 5º Anos assistirem a palestra e se esclarecerem sobre o assunto com o formador do Programa, Paulo Sérgio Silva de Souza.

Ainda, com o mesmo formador, no dia 20, na Escola Municipal José Melquiades, localizada no Parque dos Coqueiros - Zona Norte, os alunos debateram sobre a Violência e suas conseqüências. As crianças e adolescentes, em sua maioria, conhecem o tema, principalmente o Bullying, participando ativamente com depoimentos e observações e ao final da apresentação, os alunos, geralmente, fazem um "contrato" a respeito de uma mudança de atitude frente aos colegas, pais e professores, observando o tema trabalhado na palestra e sua relação com os pilares utilizados na metodologia “O Caráter Conta” - respeito, zelo e responsabilidade já trabalhados de diversas formas na Escola.

Para Tatiana de Oliveira Souza, professora do 2º ano “A”, da Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura, a palestra sobre bullying foi significativa porque possibilitou a revisão e compartilhamento de conhecimentos, o que poderá motivar a realização de outras atividades e reflexões.”Essas aulas podem complementar e trazer motivação para o trabalho que está sendo desenvolvido na escola”, ratifica a professora, enquanto que a coordenadora pedagógica do Programa, formadora Thereza de Lisieux Barros, a cada palestra retoma um contato mais direto com as escolas e formata calendário para novas ações em conjunto.

Na próxima semana será a vez das escolas municipais LOURDES GODEIRO e BERILO WANDERLEY, localizadas nos bairros de Pajuçara e Alecrim, respectivamente, que debaterão com os palestrantes os temas: O Bullying e Direitos e Deveres Básicos do Cidadão.

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200